Como tratar a depressão?
- André Varela
- 13 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de ago. de 2024

Como tratar a depressão? Primeiramente vamos aos sintomas depois passamos ao tratamento, depressão tem algumas características para ser diagnosticada e em cada pessoa ela age de uma forma, podem ser alterações no sono (dormir mais ou dormir menos), alterações no apetite (sentir mais fome ou sentir menos fome), alterações na libido (geralmente ter a perda do desejo sexual), tristeza de maneira crônica, falta de vontade de fazer até tarefas obrigatórias, facilidade de ir para as recompensas imediatas como ficar quieta em um quarto escuro mexendo no celular ou assistindo e comendo besteiras. Dificuldade de sair da cama, dificuldade de limpar a casa e outros afazeres importantes e em alguns casos dificuldade de parar de trabalhar, dificuldade de lidar com o vazio.
Considerando a depressão como tristeza na maior parte do dia e na maior parte dos dias incluindo outros sintomas que a pessoa pode ter dificuldade de levantar da cama ou até mesmo de afazeres comuns como de limpar a casa o primeiro passo é avaliar como a depressão está, ou seja, entender o que é feito e o que é deixado de fazer por conta dessa tristeza (por exemplo come mais besteiras do que deveria e não faz exercício) e dessa maneira se traça um plano para melhorar a rotina, mas, o plano deve ser gradativo e no nível em que a pessoa tiver condições, então se faz tentativas de pequenas melhoras na rotina e se não conseguir se reduz o ritmo ou até mesmo se tiver indo bem se avança mais rapidamente com o devido acompanhamento.
Primeiro passo: regular o sono e o tempo de cama, é importantíssimo que o sono e o tempo de cama estejam regulados para que se possa aumentar o tempo de produtividade e aumentar a qualidade dos momentos de lazer.
Nesse momento é interessante mapear tudo que a pessoa já faz para avaliar que pontos melhorar e mesmo que ela passe muito tempo na cama será possível notar que é feito muita coisa.
Depois disso se planeja uma rotina alvo de acordo com os objetivos e se coloca primeiro as tarefas prazerosas necessárias para atingir o objetivo e depois as de produtividade até se atingir o plano ideal e buscar manter ou variar de acordo com novos planos.
Para isso torna-se necessário o acompanhamento com um profissional que entende do assunto